• qua. fev 21st, 2024

INSTITUTO DO ATOR COMEMORA 10 ANOS COM TEMPORADA NA CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO

ByJORNAL GÓIAS

abr 17, 2019

Grupo teatral se apresenta com quatro espetáculos do seu repertório

De 17 de abril a 05 de maio (de quarta-feira a domingo), o Instituto do Ator ocupará a CAIXA Cultural Rio de Janeiro com quatro espetáculos do seu repertório. Estarão em cartaz Bar Planetário Bergman, inspirado no universo do cineasta sueco (de quarta a sexta-feira), Sofia e Seus Analistas, adaptação de conto de Clarice Lispector, e Os Dragões Não Conhecem o Paraíso, de Caio Fernando Abreu, que farão programa duplo nas noites de sábado, e Noite das Russas, estudo cênico a partir de personagens de Dostoievski e Tarkovski, aos domingos.

Bar Planetario Bergman – Amanda Brum

Os quatro espetáculos são dirigidos por Celina Sodré e têm iluminação de Daniel Galván. De quarta a sexta, as apresentações são às 19h, e aos sábados e domingo, às 18h. O ingresso custará R$ 30,00 (inteira). Estudantes e idosos têm direito à meia entrada.

Em 2008, Celina Sodré e Fábio Porchat criaram e inauguraram o Instituto do Ator – Instituto de pesquisa da arte do ator (IA), com a colaboração de um grupo de atores e diretores, num sobrado na Lapa, no Rio de Janeiro. Nesses 10 anos de existência, o IA criou e encenou uma série de espetáculos, entre eles: Palácio de Neve, a partir de obra de Orham Pamuk; TransTchecov, textos de Anton Tchecov encenados com a participação de um grupo de travestis e transexuais (Damas Em Cena) nos papéis femininos de Tchecov; Fantasmas de Guerra e Paz, a partir do romance de Liev Tolstoi, e outros, além de seminários com atores e diretores estrangeiros e brasileiros, workshops, treinamentos e debates.

Em 2009, foi criado o Grupão Grotowski, grupo de estudos aberto que acontece todas as quintas-feiras, e que tem 10 anos de ação. Em 2015, o Grupão ganhou o Prêmio Questão de Crítica, na categoria especial.  Neste ano, comemora-se também 28 anos da companhia teatral Studio Stanislavski criada por Sodré em 1991, além dos 20 anos da morte de Jerzy Grotowski (1933-1999) que tem sido, junto de Stanislavski o mestre do trabalho artístico do IA. Atualmente o IA tem 40 sócios, entre atores e diretores como Clara Choveaux, Miwa Yanagisawa, Jefferson Schroeder, Henrique Gusmão e Marcus Fritsch.

Bar Planetario Bergman – Zaida no bar

Sinopses e fichas técnicas de cada espetáculo:

Bar Planetário Bergman

Essa montagem do coletivo Novíssimos foi concebida para celebrar os 100 anos do cineasta e diretor teatral que tanto revelou sobre a vida humana em seus íntimos, frágeis e recônditos mistérios. Bergman é uma das fortes influências no trabalho de pesquisa que realizamos no IA.

Elenco (Coletivo Novíssimos):

Aléssio Abdon/ Amanda Brambilla/ Amanda Brum/ Ana Clara Hibner/ Antonio Sodré/ Branca Temer/ Bruna Felix/ Carolina Exaltação/ Felipe Fabrizzi/ Jonyjarp Pontes/ Julia Lindenberg/ Igor Trombini/ Israel Eyer/ Mariana Rosa/ Pedro Sodré/ Raisa Richter/ Rogério Klein/ Sindia Bugiarda/ Tássia Leite/ Zaida Buarque.

Direção: Celina Sodré

Sofia e Seus Analistas: 

Adaptado do conto Desastres de Sofia, de Clarice Lispector, que narra a paixão de uma menina de nove anos por seu professor, o monólogo Sofia e Seus Analistas tem atuação de Valquiria Oliveira. De tonalidade claramente autobiográfica, o conto foi adaptado para o teatro numa criação colaborativa entre atriz e diretora. A Sofia que fala, a narradora, já adulta, está num divã, semelhante ao mítico divã de Freud, enquanto revela suas memórias. Ao redor, dentro da cena, estão os espectadores, na posição de analistas.

Interpretação: Valquiria Oliveira (Studio Stanislavski)

Direção: Celina Sodré

Os dragões não conhecem o paraíso:

Adaptação teatral do conto homônimo de Caio Fernando Abreu, com interpretação de Nelson Yabeta. Narra a história de um homem em reflexão sobre o fim de um relacionamento amoroso, que faz uso para isso da metáfora de um dragão. Questões sobre o amor, a solidão urbana e a esperança estão presentes no texto, escrito por Caio Fernando Abreu.

Interpretação: Nelson Yabeta (Studio Stanislavski em colaboração com Cia Teatral Casa dos Azulejos)

Direção: Celina Sodré

Noite das Russas:

Mostra de trabalho em processo a partir de personagens de Dostoievski e Tarkovski. Um estudo cênico com o encontro de personagens russas de diferentes obras numa paisagem experimental.

Elenco (Coletivo Os Novos)Amanda Brambilla / Branca Temer / Bruna Felix / Carolina Exaltação/ Jonyjarp Pontes / Mariana Rosa / Rachel Golassi/

Participação especial ao piano: Raisa Richter

Direção: Celina Sodré

 

  • Serviço:
  • Bar Planetário Bergman
  • Horários: De quarta a sexta-feira, às 19h;
  • Duração: 100 minutos
  • Sofia e Seus Analistas + Os dragões não conhecem o paraíso
  • Horários: Sábado, às 18h
  • Duração: 80 minutos
  • Noite das Russas
  • Horários: Domingo, às 18h
  • Duração: 60 minutos
  •  Datas: de 17 de abril a 05 de maio de 2019 (de quarta a domingo)
  • Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena
  • Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô e VLT: Estação Carioca)
  • Telefone: (21) 3980-3815
  • Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 13h às 20h
  • Lotação: 142 lugares (mais 2 para cadeirantes)
  • Classificação Indicativa: 18 anos
  • Acesso para pessoas com deficiência
  • Apoio: CAIXA e Governo Federal