• ter. abr 23rd, 2024

Mostra no Sesc Engenho de Dentro exibe filmes com temáticas históricas

ByJORNAL GÓIAS

set 3, 2019

Mostra no Sesc Engenho de Dentro exibe filmes com temáticas históricas

Produções abordam o ativismo afro-americano, a emigração cubana, a Guerra do Paraguai e a Inconfidência Mineira

 LINK PARA TRAILERS

RIO DE JANEIRO – O Sesc Engenho de Dentro exibe neste mês de setembro a mostra “Histórias de Três Américas”, uma seleção de filmes que revisitam a história para apresentar outras visões sobre fatos tidos como inquestionáveis pelos historiadores mais tradicionais. As sessões gratuitas acontecem às quintas-feiras, às 19h, começando dia 5/9 com “Eu não sou seu negro”, do haitiano Raoul Peck.

O filme de 1995, indicado ao Oscar de Melhor Documentário, é uma espécie de versão cinematográfica e continuação do livro inacabado “Remember This House”. Com a obra, o escritor James Baldwin (1924-1987) pretendia abordar a vida e a morte de alguns dos seus amigos ativistas pelos direitos civis dos negros norte-americanos, como Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King Junior.

No dia 12/9, é a vez de “Últimos dias em Havana”. O drama de Fernando Perez retrata a vida de um homem de meia idade que vive na capital cubana e que passa os dias sonhando em conseguir o visto para morar nos Estados Unidos. Ele trabalha como lavador de pratos e vive com outro homem, portador de HIV, com o qual tem uma ligação muito forte – relação essa que é abalada após receber uma carta da embaixada norte-americana.

A mostra prossegue com “Guerra do Paraguay”, no dia 19/9. Trata-se de uma metáfora poética que mostra um encontro de um soldado vindo da Guerra do Paraguai (1864-1870) com uma trupe de teatro dos dias de hoje. Aclamado pela crítica brasileira e estrangeira, o filme de Luiz Rosemberg Filho – um dos ícones do cinema de invenção brasileiro, falecido em maio deste ano – representa o encontro do passado com o presente, da barbárie com a arte, para mostrar o absurdo das mortes nos campos de batalha.

Coprodução luso-brasileira, “Joaquim”, de Marcelo Gomes, encerra a mostra no dia 26/9. O filme joga luz sobre os acontecimentos que levaram Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes), um dentista comum de Minas Gerais, a se tornar um importante herói nacional ao liderar o levante popular conhecido como Inconfidência Mineira.

CINESESC – A mostra “Histórias de Três Américas” integra o projeto CineSesc, iniciativa do Sesc RJ que promove a circulação, difusão e o acesso a produções cinematográficas nacionais e internacionais. As obras são apresentadas nas salas de audiovisual das unidades do Sesc RJ, incentivando a fruição e o bate-papo em torno do cinema brasileiro e internacional, comercial ou independente, em um eixo educativo, artístico e cultural. Nessa perspectiva, o projeto propõe um recorte temático, com filmes que abordam assuntos sociais relevantes.

SERVIÇO

Mostra “Histórias de Três Américas”

De 5 a 26/9 – quintas-feiras – 19h

Sesc Engenho de Dentro: Av. Amaro Cavalcanti, 1661

Grátis

Consulte a classificação indicativa

SINOPSES

EU NÃO SOU SEU NEGRO

5/9 – 19h | 12 anos | GRÁTIS

O escritor James Baldwin escreveu uma carta para o seu agente sobre o seu mais recente projeto: terminar o livro Remember This House, que relata a vida e morte de alguns dos amigos do escritor, como Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King Junior. Com sua morte, em 1987, o manuscrito inacabado foi confiado ao diretor Raoul Peck. Direção de Raoul Peck. Documentário. 94 min. EUA/Suíça/França/Bélgica. 2017.

ÚLTIMOS DIAS EM HAVANA

12/9 – 19h | 14 anos | GRÁTIS

Havana, Cuba. Miguel (Patricio Wood) tem 45 anos e passa seus dias sonhando em finalmente conseguir o visto necessário para morar nos Estados Unidos. Ele trabalha como lavador de pratos e vive com outro homem, Diego (Jorge Martínez), portador de HIV e com quem tem uma ligação muito forte. Diego vê em Miguel uma base para permanecer de pé, mas a relação dos dois é abalada quando Miguel recebe uma carta da embaixada norte-americana. Direção de Fernando Perez. Drama. 93 min. Cuba. 2017.

GUERRA DO PARAGUAY

19/9 – 19h | 16 anos | GRÁTIS

Nessa metáfora poética sobre uma guerra sangrenta, um fato inesperado se torna real: um encontro do passado com o presente, da barbárie com a arte. Um soldado vindo da Guerra do Paraguay se encontra uma trupe de teatro dos dias de hoje. Direção de Luiz Rosemberg Filho. Drama histórico. 80 min. Brasil. 2017.

JOAQUIM

26/9 – 19h | 16 anos | GRÁTIS

A história dos acontecimentos e fatos que levaram Joaquim José da Silva Xavier, um dentista comum de Minas Gerais, a se tornar mais conhecido pela alcunha de Tiradentes, transformando-se em um importante herói nacional e mártir que veio a liderar o levante popular conhecido como “Inconfidência Mineira”. Direção de Marcelo Gomes. Drama histórico/Biografia. 97 min. Brasil/Portugal. 2017.